quarta-feira, 29 de maio de 2013

BERÇÁRIO 2013


Berçário I



Particularmente, as crianças de zero a um ano de idade necessitam de um espaço especialmente preparado onde possam engatinhar livremente, ensaiar os primeiros passos, brincar, interagir com outras crianças, repousar quando sentirem necessidade etc.. (referencial curricular nacional para Ed. Infantil, V I)

PINTURA COM MINGAU DE TRIGO





Para iniciar atividades relacionadas às artes plásticas para as crianças pequenas, convém introduzir primeiro a brincadeira livre de explorar tintas, de sentir a sensação de pintar as mãos, o corpo, o papel, de misturar tintas e utilizá-las em diferentes tipos de papéis, superfícies.


PINTURA COLETIVA


A pintura coletiva possibilita a socialização entre as crianças e a exploração da tinta.


PINTURA COM CREME DENTAL E CORANTE


As crianças realizaram a pintura utilizando a tinta de creme dental e corante. O papel foi disponibilizado em cima de um banco, de forma que a criança pintasse em pé.


TAPETE DE TEXTURAS E EXPLORAÇÃO DE OBJETOS PENDURADOS




Tapetes com diferentes texturas e cores ou objetos que podem ser explorados, trazem experiências significativas para os bebês. Estruturas com materiais pendurados de diferentes cores, tamanhos e texturas que, ao serem puxados pelas mãos ou pés dos bebês, emitem sons e permitem que eles decidam sobre o que querem fazer – balanças, puxar, ver e ouvir. (Brinquedos e Brincadeiras na creche, 2012)



PINTURA COM TINTA DE BETERRABA









É uma tinta vegetal em que as crianças podem explorar a textura da beterraba. Além de poder experimentar o seu gosto.

A TINTA DE BETERRABA FOI FEITA COM BETERRABA TRITURADA, E LEVADA AO FOGO COM UM POUCO DE ÁGUA E AMIDO DE MILHO.  ASSIM, A COR PERMANECE NO PAPEL DEPOIS QUE SECA.



 PINTURA COM TINTA DE BETERRABA NA POSIÇÃO VERTICAL




Pintura realizada na posição vertical, os bebês podem usar as mãos ou pinceis.



PINTURA USANDO BISNAGAS COM TINTA CASEIRA



ESTIMULAR AS CRIANÇAS A APERTAREM A BISNAGA


BEBETECA

A bebeteca é um local propicio para as crianças iniciarem o contato com os livros. Um local pequeno, com livros adequados, com tapete e almofada para que a criança se sinta bem. (incentivo da leitura e atividades lúdicas para crianças de o a 3 anos de idade: bebeteca e brinquedoteca...)





Deixar as crianças escolherem e pegarem os livros, pois as narrativas na creche se iniciam com a manipulação: segurar o livro, virar páginas, ver imagens, indicar com o olhar ou com o dedo figuras de interesse. (Brinquedos e Brincadeiras na creche, 2012)







De 20 a 28 de maio

A Semana Mundial do Brincar tem o propósito de promover a conscientização de que a brincadeira deve fazer parte da infância de toda criança. 
Segundo o princípio 7º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, "a criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a atividades recreativas". Os artigos 4 e 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) reafirmam esse direito, legitimado ainda pelo artigo 227 da Constituição Federal de 1988




Brincando na meleca feita de trigo, água e gelatina












2 comentários:

  1. Cláudia, amei as novidades. Vou fazer algumas para o próximo bimestre, principalmente a tinta de beterraba que eu ainda não realizei. Obrigada por compartilhar. Bjs e parabéns!

    Com carinho, Mara

    ResponderExcluir