terça-feira, 12 de junho de 2012

Professora Cláudia: Berçário

BERÇÁRIO 2012

Trabalho em uma Instituição pública, e esse ano estou com a sala do berçário, o que é um grande desafio, porque são tão pequenos e não tenho muita experiência com crianças dessa idade. Mas enfim, tive que pesquisar muito e o que encontrei sobre o assunto ajudou no meu trabalho com os bebês, e quero compartilhar com vocês o que aprendi.

 

Coloquei nos berços diferentes estímulos para os bebês



Chocalho de garrafas coloridas pendurados, caixa de ovo, tirinhas de tnt.

 


Palito de churrasco, espelho feito de tampa de marmita e tecido, lixa.





Pendurei móbiles com tiras de tecidos, um dado e um espelho mágico



espelho e mural para colar fotos




Fiz esses pneus velhos encapados que servem para colocar as crianças que ainda não sentam sozinhas, e também serve para as maiores brincarem de entrar e sair e até subir.






Encapei os pneus com tnt e tecido.


Atividades

Explorando o Sagu

A utilização de texturas diferentes estimula os sentidos. Como era a primeira atividade de meleca, a maioria das crianças não gostaram, mas as que gostaram acabaram se lambuzando e até experimentando o sagu.



Explorando as frutas


Frutas e legumes, presentes em todas as regiões brasileiras, possibilitam inúmeras experiências que encantam os bebês por seus odores, sabores e colorido. Deve-se valorizar os legumes da época, de diferentes consistências e coloridos. (Brinquedos e brincadeiras na Creche: manual de orientação pedagógica. MEC 2012)

Disponibilizei várias futas de cores diferentes, as crianças gostaram!





Caixa Surpresa

A caixa surpresa é um excelente recurso para ser utilizado em sala de aula, pois aguça a curiosidade da criança conquistando o interesse e envolvimento da criança durante a atividade.




Arte com mingau

Propicia ao bebê o desenvolvimento da capacidade de se locomover explorando o espaço e as diferentes texturas, e aprimorando o tato.

O mingau é feito com trigo, corante e água levado ao fogo. Algumas crianças adoraram se lambuzar, outras ficaram só na curiosidade.




Pintura com tinta de gelatina

Nesse tipo de atividade vale a pena prestar atenção nas reações (repulsa, estranhamento, prazer, descobertas...). Tem bebê que brinca, exploram mais e outros que ficam mais a parte, observando.

Esse foi o primeiro contato com rolinhos e pinceis.





Hum...com esse cheirinho de gelatina resolveram experimentar, outros não ligaram muito para o papel e resolveram até pintar o corpo.

   


 Pintura com tinta vegetal: beterraba e cenoura


Crianças gostam de fazer marcas para expressar sua individualidade e as tintas, nas artes plásticas, são ferramentas que cumprem essa finalidade. (Brinquedos e brincadeiras na Creche: manual de orientação pedagógica. MEC 2012)

Essa foi a primeira atividade que fizemos na mesa, porque o tempo estava frio, mas eles gostaram bastante, as crianças maiores sentaram sozinhas e as menores no colo da professora, algumas crianças pintaram com as mãos e outras com os pinceis.



 



Brincar


Os bebês desde muito cedo procuram as outras crianças com olhares, esboçando sorrisos e sons, tentando através do corpo tocar no colega. A ação pedagógica na turma de bebês deve favorecer o encontro entre eles em diferentes espaços e momentos do dia. A professora ao observar precisa estar atenta aos movimentos relacionais do grupo e favorecer o desenvolvimentos corporal, afetivo e cognitivo dos bebês. (BARBOSA, 2010)


Peguei essa caixa para brincar de carrinho, mas fica cansativo ficar empurrando, então resolvi fazer essa outra caixa mais bonita e fácil de puxar.



Brincando de cabaninha na semana do brincar 


Brincando de pular na bola




PINTURA COM GIZ LIQUIDO

O giz liquido é uma mistura de trigo, maisena, corante alimentício e água. A mistura foi colocada em uma bisnaga, com crianças maiores dá para ser utilizada para desenhar. Ele seca rápido é fica uma textura bonita. As crianças adoraram!


Como já utilizamos pincel em outras atividades, a criança tenta pegar a tinta passando o pincel no bico da bisnaga.

 

Essa criança utiliza o pincel, a bisnaga e as mãos para pintar.

 


Algumas crianças preferem utilizar só a mão, e até experimentam a tinta.



PINTURA COM CREME DENTAL E TRIGO NO PAPELÃO

No segundo semestre, a maioria dos bebês já andam, então propus uma pintura com creme dental e trigo no papelão para ser feita em cima do banco.



PINTURA COM GELO COLORIDO


Separe uma forminha de gelo com água e corante alimentício liquido. Coloque no congelador e quando perceber que começou a ficar duro (mais ou menos 1h30) espete um palito de sorvete para cada gelo. Coloque novamente no congelador e espere ficar bem duro. Aí é só desenformar e convidar as crianças para a brincadeira… cada um pega o palito com a tinta/gelo da cor escolhida e desliza pelo papel para criar desenhos coloridos e bem molhados!!!




PINTURA COM GELATINA
 

PINTURA COM COLA COLORIDA E AÇUCAR

Ideal para que a criança sinta a textura, mas têm que cuidar para não colocar na boca.



PINTURA COM TRIGO E ÁGUA NO PAPEL COLORIDO
 
PINTURA COM TINTA USANDO PINCEL DE ESPUMA

Pintura realizada na posição vertical, o bebê está usando um brocha feita de espuma colada ao pote reciclavél, a tinta é a guache.

 

7 comentários: